Vicente Paulo Bisogno

A força do bem

Compreender a vida é estar aberto para os seus sinais e lições. Viver bem a vida é se ver refletido no outro, sentir-se feliz no ato de servir, desinteressadamente.



Simon Sinek, consagrado autor e palestrante internacional nascido na Inglaterra, conta que quando estava entrevistando um cantor, disse que um dia parou num drive-thru, pegou um café e decidiu pagar para a mulher que estava atrás dele. Comunicou sua decisão para a atendente no caixa e pediu que ela dissesse o seguinte para a mulher: “você é amada”. Ele não esperou para ver sua reação, mas saiu dali com um bem-estar que há muito tempo não sentia.


Pesquisadores descobriram que quando alguém presta um serviço desinteressadamente, não esperando nada em troca, recebe uma grande dose de ocitocina, o hormônio que a mãe libera na hora do parto, e que transforma toda sua dor num amor infinito pelo filho recém-nascido. A mesma pesquisa descobriu que quem recebe a ajuda desinteressada, ganha também uma grande descarga de ocitocina.


E o mesmo acontece com quem assiste ao ato, tamanha é sua força.


O entrevistado também contou que numa manhã, quando foi tomar café no hotel em que estava hospedado para um show, viu entrar três mulheres. Nisso lhe bateu uma saudade enorme de sua mãe, que havia morrido há 10 anos, e uma vontade incontrolável de tomar um café com ela. Encheu-se de coragem, foi até as mulheres, falou de sua saudade e perguntou se poderia pagar o café para elas. Uma delas levantou, deu a volta na mesa e diante dele disse que seu filho havia morrido há uma semana e que tinha exatamente a sua idade. Os dois se abraçaram, choraram juntos, e sentiram uma grande energia envolvendo seus corpos e suas almas.

 
O melhor remédio contra a solidão e a depressão é servir, fazer o bem, desinteressadamente. Isso pode não aumentar seu saldo bancário, mas com certeza vai aumentar seu saldo espiritual, e poderá operar uma grande mudança em sua vida, agora e depois.


Obras no campus

O Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria ganhará reforço na sua estrutura básica. Em breve será feito o anúncio do arruamento da área. Segundo o reitor Luciano Schuch, as obras começarão ainda este ano. A UFSM também aguarda para dezembro a liberação do governo federal para investimentos no parque. A Expofeira deverá ser o primeiro grande evento neste espaço renovado e ampliado.


Lembrança ferroviária

Houve um tempo em que visitar o ”Monumento ao Ferroviário”, nos altos do Itararé, era um passeio prazeroso e seguro, como mostra a foto enviada pelo leitor Cláudio Dorneles. Hoje é um retrato do esquecimento da memória ferroviária. Tomara que a reforma da Gare, tão festejada, não fique só na euforia, como a gente ficava quando ouvia o primeiro “apito do trem”.


Posse na Cacism

Convites para a posse do presidente Andrei de Lacerda Nunes, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, já foram colocados à disposição dos interessados. O coquetel será dia 12 de dezembro, às 19h30min, no Salão Imembui da Apusm. Além da sede da entidade, quem quiser comprar convites poderá fazer contatos pelo WhatsApp (55) 99905-4154. Luiz Fernando Pacheco e o futuro presidente já estão preparando seus discursos. Andrei terá uma grande e importante tarefa pela frente. Pacheco, apesar do merecido descanso, não deverá parar. Outras missões o aguardam.


A menor distância

A linha reta nem sempre é a menor distância entre dois pontos. O aparente conflito entre o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e a Universidade Federal de Santa Maria foi esclarecido, e resolvido, em pouco tempo de conversa entre as partes. A parceria vai continuar. E conforme o Diário noticiou, abrirá um novo campo de atuação da UFSM, na otimização dos recursos naturais e culturais que existem em Silveira Martins e em outros municípios de sua área geoeducacional. Às vezes, a distância mais curta entre dois pontos é o diálogo.


Cidade inteligente

Nenhuma surpresa a eleição de Curitiba, capital do Paraná, como a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards. A honraria é considerada uma das principais do mundo nas áreas de inovações e cidades inteligentes. São avaliados quesitos como políticas públicas, programas, planejamento urbano, conectividade, sustentabilidade e modernização. Curitiba concorreu com cidades como Barranquila (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makatis (Filipinas) e Sunderlands (Reino Unido). Neste ano, o Paraná também foi eleito como o Estado mais inovador e sustentável do Brasil.

 
O meu Exército 

Elogiável a iniciativa da 3ª Divisão de Exército por meio de seu comandante, Gen Div Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, de promover uma aproximação com a comunidade através do programa “Conheça o seu Exército”, dias 21 e 22 próximos.

 
Aprendi a conhecer, admirar e respeitar o “meu Exército” em meus primeiros anos de vida, em São Gabriel. Nasci perto do 9° RCB, e a frase escrita em seus muros até hoje me inspira. Este sentimento se fortaleceu quando servi no glorioso Regimento Mallet e fui aprovado no curso para cabo na 3ª. Companhia de Comunicações. “Braço Forte, Mão Amiga”. É disso que precisamos, e é isso que temos. É esse o “meu Exército”.

 
A vida continua, nesta e em outras dimensões!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

A vida é uma dança Anterior

A vida é uma dança

A vida que escorre pelos dedos Próximo

A vida que escorre pelos dedos